domingo, 29 de novembro de 2009

Necessidades e desejos

Milan Kundera começa o seu livro "A Imortalidade" com a descrisão da ida de uma mulher a uma sauna e dos pensamentos dessa mulher em relação a outra mulher mais nova que se encontra nessa mesma sauna.

Hoje, como muitas outras vezes, fui à sauna depois do meu ritualistico treino físico. O puxar pelo fisíco ajuda-me a pensar com clareza, expulso assim os sentimentos confusos que me invadem o espírito e a alma e permitem-me então ver as coisas de um prisma lógico, mais ponderado. Hoje cheguei a uma conclusão sobre um enigma.

Li à uns dias num blog (peço desculpa por não o citar mas não me lembro do nome nem do seu blogger) que existe uma diferença entre querer e necessitar. Necessitamos de algo para atingir um desejo nosso, algo que nós queremos, por exemplo, quero ser médico mas para isso é necessário estudar. Isto quer dizer que não quero estudar mas necessito de o fazer se quero ser médico um dia.

Há pessoas que usam outras quando estão a necessitar de algo mas não é o que querem e assim que se sentem melhores voltam à busca pelo que querem. Ser egoísta o ser o humano... Não há exepções... Também sou egoísta! Mas eu tenho consciência disso e sei admitir quando uso alguém para satisfazer uma necessidade, não é o que quero, mas ao menos não minto.

Há quem minta, leve ao engano, faça parecer algo, admite receber algo que outro está a entregar porque o outro pensou que talvez viesse a ter o queria, pobre coitado... Já devia saber que necessidades e desejos são coisas diferentes. O mais incrível é que essa pessoa que mente não admite que mente e pode mesmo achar-se vítima de outro alguém porque esse alguém fez-lhe o mesmo, aproveitou-se para satisfazer uma necessidade quando pensava que queria! Eu também me vendo... Mas o meu preço muito poucos podem pagar... Vender a alma por fios e borracha parece-me muito baixo...

Brave New World this!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário